Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Tragédia anunciada: Ônibus do Três Fronteiras atravessa canteiro e sobe em barranco

Coletivo perde freios e quase causa acidente em Nanuque

Tragédia anunciada:  Ônibus do Três Fronteiras atravessa canteiro e sobe em barranco
Por: Em Tempo
postado em 22 de março de 2023

A empresa de ônibus Expresso Três Fronteiras, que presta serviço de transporte coletivo urbano em Nanuque, disponibiliza ônibus sucateados para atender os usuários. Os passageiros por muito tempo têm reclamado do estado de conservação dos veículos colocados à disposição do serviço.

Na tarde de segunda-feira, (20), ocorreu um acidente que só não terminou em tragédia por conta da habilidade do motorista. O veículo perdeu os freios na Avenida Santos Dumont e para pará-lo, o motorista jogou o carro em um barranco. “Graças a Deus que o condutor teve esse reflexo. Por isso estamos vivos. Se fosse na ladeira da Rua Pedra Azul, não sei se estaria aqui para contar”, relatou um passageiro.

Outro passageiro disse que tem reclamado dos ônibus e dos serviços prestados pela empresa. Ele conta que o medo de viajar todos os dias nos veículos já é rotineiro. “Ando aqui porque não tenho outro meio, com o coração na mão, rezo o tempo todo. Os motoristas têm horário a cumprir e correm demais. Ainda bem que a falha ocorreu quase no plano, se fosse na descida do Stella, por exemplo, poderíamos todos estar mortos”, disse outro passageiro.

A Expresso Três Fronteiras não faz somente o transporte urbano na sede do município, mas também a região. Em Reunião Ordinária da Câmara Municipal, o vereador Deda, do distrito de Vila Pereira, cobrou providências dos serviços que o Expresso Três Fronteiras realiza entre Nanuque e Vila Pereira. “A empresa coloca uns “catanicas” para atender a linha, mas os ônibus, com duas portas, são uma verdadeira escola de samba, além de serem todos empoeirados. Os moradores merecem respeito. Peço às autoridades que tomem providências” afirmou Deda.

Um vereador ouvido pelo EM TEMPO, disse que vai solicitar a criação de uma comissão para apurar os descasos e a fiscalização da frota que atende o município. “A empresa Três Fronteiras quando é cobrada, alega que os serviços em Nanuque não são rentáveis. Mesmo assim, eles não entregam para que outra empresa possa atender a população com um mínimo de dignidade, vamos criar elementos para cobrar um serviço de melhor qualidade para o transporte público em Nanuque”, relatou.

“Dificilmente viajamos em ônibus de boa qualidade na Expresso Três Fronteiras. Sou usuário da linha todos os dias e noto que eles deixam muito a desejar. Nanuque merece respeito, se não está bom pra eles, que desistam do serviço e entregue para que outra empresa possa fazer o atendimento”, disse um morador do Israel Pinheiro.

Em nota, a empresa informou que tem feito as devidas manutenções em sua frota. Segundo ela, apesar dos reparos nos veículos, incidentes podem ocorrer.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Expresso Três Fronteiras, empresa responsável pelo ônibus que se envolveu em um acidente na data de ontem, 20 de março de 2023, presta esclarecimentos sobre o ocorrido:
O fato ocorreu quando o veículo de placa HNX-7367, que fazia a linha Vila Esperança, estava descendo a Av. Santos Dumont por volta das 16:00, quando o motorista precisou deslocar o veículo para o acostamento na via oposta devido a um problema pneumático, minimizando assim os impactos do ocorrido, onde ninguém se feriu.
Trata-se de um problema específico e isolado, visto o baixo histórico de acidentes envolvendo veículos da Expresso Três Fronteiras.
A equipe de manutenção da empresa está apurando o que de fato ocorreu para realizar as devidas tratativas.
A Expresso Três Fronteiras preza pela segurança de todos os seus colaboradores, usuários e pedestres e pela excelência nos serviços prestados, por isso, que todos os nossos veículos passam por manutenção preventiva periódica e manutenção corretiva criteriosa. Tudo isso para garantir um transporte seguro, eficiente e de qualidade. Infelizmente, mesmo com todas as precauções, incidentes como este podem ocorrer.
Nos colocamos a inteira disposição da Prefeitura Municipal de Nanuque, caso seja oportuno vistoriar os veículos que fazem parte do atendimento ao transporte público municipal.                                          Expresso Três Fronteiras

Nanuque, 21 de março de 2023.

Foto e vídeo: divulgação redes sociais