Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Savecerrado recebe Prêmio José Costa

Destaque na categoria Qualidade Ambiental, ela é uma Organização , que atua na recuperação e preservação de áreas críticas do cerrado

Savecerrado recebe Prêmio José Costa
Por: dc.com. br
postado em 18 de novembro de 2022

O DIÁRIO DO COMÉRCIO realizou na noite de ontem (17) a celebração da oitava edição do Prêmio José Costa. Idealizado pelo DC, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e com o apoio técnico do Instituto Orior, a premiação foi instituída para homenagear o fundador do jornal, que sempre utilizou o veículo como instrumento de mobilização para o desenvolvimento de Minas e do País sob a ótica do bem comum e tornou-se referência na defesa de um desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Savecerrado recebe Prêmio José Costa
A cerimônia aconteceu no auditório do Renaissance Work Center, contou com a presença do governador do Estado, Romeu Zema (Novo) e outras autoridades.

Marcada pelos dois anos e meio de pandemia, essa edição do Prêmio José Costa, que coincide com a comemoração do 90º aniversário do DIÁRIO DO COMÉRCIO, traz como tema “Liderança transformadora para os futuros da humanidade”.

Savecerrado recebe Prêmio José Costa

Presidente do Diário do Comércio, Adriana Muls

A presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Costa Muls e o presidente da Fundação Dom Cabral, Antônio Batista, falaram a respeito 
“O DIÁRIO DO COMÉRCIO completa 90 anos e hoje posso ver aqui, nesse cerimônia, muitos amigos que nos acompanharam nessa jornada. O amor pelo jornalismo de José Costa deu início a um dos mais longevos veículos de comunicação do Estado. José Costa defendeu muitas bandeiras do interesse de Minas Gerais que se tornaram realidade por uma construção conjunta e visão de futuro. Precisamos agora definir o nosso projeto de futuro como nação. Precisamos construir convergência e a nossa contribuição é procurar a prática de um jornalismo transformador. Isso só é possível na ética e assim reforçamos o nosso compromisso com a construção de um futuro melhor para todos e todas. Para um desenvolvimento sustentável precisamos despertar consciências. Cada um de nós somos lideranças que podemos transformar o mundo”, afirmou Adriana Muls”
“É uma grande alegria participar da correalização desse evento com o DIÁRIO DO COMÉRCIO. O Prêmio José Costa retrata a sinergia entre as duas instituições. Ele resgata a cidadania, celebra e reconhece instituições e pessoas que fazem do altruísmo um bem maior. Exatamente no momento que a gente passa por uma das maiores crises sanitárias que já tivemos, temos aqui a oportunidade de mostrar como pessoas que transformam, líderes que fazem as mudanças das organizações e da sociedade podem e estão contribuindo para a transformação positiva de todos. Estamos vivendo tempos de massificação da informação e ela se transforma em conhecimento e aprendizado que transformam a vida das pessoas e do mundo. É importante lidar com a informação qualificada, de fontes confiáveis e com um bom processo de transformação educacional. A união de duas instituições tão coerentes como a FDC e o DIÁRIO DO COMÉRCIO, a sociedade só tem a ganhar”, destacou Antônio Batista.

Savecerrado recebe Prêmio José Costa

Governador Romeu Zema 

O governador Romeu Zema avaliou e reconheceu a importância da premiação.
“Sempre digo que esse tipo de divulgação é extremamente importante porque reconhece quem fez bem, quem se destacou, inovou. Isso faz diferença para qualquer instituição. Fui agraciado com o prêmio há alguns anos e isso fez toda a diferença. Uma premiação desse nível cria uma competição saudável e quem ganha com isso é a sociedade”, disse Zema. 
Na primeira parte do evento, foi formado um painel com o mesmo tema. Mediados pela diretora de Relações Corporativas da FDC, Marina Spínola, estiveram presentes a presidente estadual da Central Única das Favelas de Minas Gerais (Cufa Minas), Marciele Delduque; a Chief Legal & Institutional Relations Officer da Localiza, Suzana Fagundes; e o secretário de Estado de Planejamento e Gestão do Acre, Ricardo Brandão.
Esse debate encerrou um ciclo de outros cinco debates que o DIÁRIO DO COMÉRCIO promoveu durante o ano de 2022, por meio do Diálogos DC. Os diálogos discutiram temas diversos como cultura, educação, inovação, meio ambiente, saúde e geração de riquezas, sempre a partir da perspectiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2015.
Premiados
O Prêmio José Costa tem como objetivo reconhecer iniciativas inspiradoras e relevantes por retratar a expressão de vetores estruturantes da sociedade que incorporam os ODS: Qualidade da Cidadania, Qualidade da Democracia, Qualidade de Vida, Qualidade Ambiental, Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica, Qualidade da Cultura e Educação, Geração e Distribuição de Riquezas, Produção Responsável e Competitividade. Estes são os eixos estruturantes do Movimento Minas 2032 (MM2032), organizado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO e onde o Prêmio José Costa está inserido.
O MM2032 foi lançado oficialmente em 2017 e tem como objetivo articular a sociedade para construção conjunta de reflexões e ações efetivas que promovam o desenvolvimento e fortalecimento de Minas Gerais, tendo como base de orientação, os ODS. 
Este ano, pela primeira vez, além do troféu, o premiado de cada categoria receberá também o NFT do troféu da sua categoria.
A Save Cerrado, recebeu o troféu na categoria Qualidade Ambiental, representada pelo seu fundador e presidente, Paulo Roberto Guerra Bellônia.

Savecerrado recebe Prêmio José Costa

Arthur e Paulo Bellônia, Savecerrado

“Esse prêmio além de reforçar a importância de preservação da savana mais biodiversa do planeta, demonstra a necessidade do engajamento das empresas, sociedade civil e setor público com ações práticas de pagamento por serviços ambientais tornando as florestas nativas uma realidade econômica”, relatou Bellônia.

Savecerrado recebe Prêmio José Costa

Veja a lista dos premiados


Qualidade da Cidadania 
Programa “Rolê das Gerais” da Globo Minas.


Qualidade da Democracia   
Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese BH) 


Qualidade de Vida e Bem Estar  
Associação Mineira de Reabilitação (AMR) 


Qualidade Ambiental 
Save Cerrado.


Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica
Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).


Qualidade da Cultura e Educação 
Projeto “Crie o impossível”, idealizado pela Embaixadores da Educação.
Geração e Distribuição de Riquezas
Cooperativa Dedo de Gente
Produção Responsável e Competitividade 
Urbô 


Fotos: Alessandro Carvalho