Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

RECONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO BAHIA-MINAS SERÁ DEBATIDA EM NANUQUE

Audiência Pública da Comissão Pró-Ferrovias ocorrerá, dia 10, na Câmara Municipal

RECONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO BAHIA-MINAS SERÁ DEBATIDA EM NANUQUE
Por: EM TEMPO
postado em 07 de junho de 2022

Por Salvador Lima

A Comissão Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, presidida pelo deputado João Leite (PSDB), estará em Nanuque, no dia 10, 15 horas, nas dependências da Câmara Municipal de Nanuque, onde será discutida com a população, a reconstrução da estrada de ferro Bahia—Minas – desativada em 1966.

Entusiasta do projeto, o vereador José Osvaldo Lima dos Santos (PROS) tem mantido sucessivos contatos com o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) para alinhavar diretrizes no estabelecimento de uma pauta que permita ser apresentada não somente a outros parlamentares, como também à população regional. Santos comemora o fato de Nanuque ter sido contemplado com uma unidade de transbordo (prática de transferir mercadorias de um meio de transporte para outro), para atender a demanda regional de produtos manufaturados pela indústria regional.

Inicialmente está previsto que a ferrovia atenderá somente o transporte de cargas. O deputado Carlos Pimenta, que requereu a Audiência Pública em Nanuque, contou ao Em Tempo que num primeiro momento não haverá transporte de passageiro, mas essa decisão não é definitiva. “Quem sabe no futuro, se houver demanda e condições para tal, o transporte de passageiros poderá ser ativado”, ressalta o parlamentar. 

Além dos deputados que integram a Comissão, muitas autoridades (prefeitos e parlamentares) da região foram convidadas. O deputado federal Lafayette Andrada (Republicanos) já confirmou presença no evento.