Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Projeto virtual oferece atividades divertidas para o público infanto-juvenil

'Férias no Teatro On-line' apresenta, a partir deste sábado (24), programação gratuita com filmes, música, circo e dramaturgia para a garotada curtir em casa

Projeto virtual oferece atividades divertidas para o público infanto-juvenil
Por: otempo.com.br
postado em 23 de julho de 2021
O público infanto-juvenil da capital mineira está com a diversão garantida para este inverno. É que a partir deste sábado (24), começa o "Férias no Teatro On-line", projeto virtual que vai oferecer espetáculos de música, circo, dramaturgia, dança e filmes para que a garota possa curtir em casa.
 
Toda a programação é gratuita e pode ser acessada através do site oficial da Fundação Municipal de Cultura, no canal do YouTube do Circuito e pelas páginas do Instagram e Facebook da instituição.
 
Criado em 2019 para trazer atividades lúdicas durante o período das férias escolares, o evento foi adaptado para o formato digital por causa da pandemia. A ideia, segundo os organizadores, é seguir com o mesmo compromisso de disponibilizar ações uma diversificadas e de qualidade para as famílias aproveitarem em segurança e sem precisar sair de seus lares.
 
"A programação segue atenta à pluralidade cultural que compõe a formação cidadã desde a infância, trazendo para o debate a importância do brincar e apresentando, de forma criativa, manifestações culturais e artísticas diversas", ressalta a diretora de promoção das artes da Fundação Municipal de Cultura, Aline Vila Real.
 
Diversidade em cena
 
Entre os destaques desta edição, estão os curtas-metragens “Konãgxeka - O Dilúvio Maxakali” (MG), “Caminho dos Gigantes” (SP) e “Mitos Indígenas em Travessia” (SP).  Com temáticas indígenas, os filmes abrem a programação do evento neste sábado, quando ganham exibição a partir das 9h.
 
Outro espetáculo que ganha realce durante o "Férias no Teatro On-line" é a montagem cênica-musical “Festa do Pijama”, do Grupo Oriundo (BH). Com trilha sonora executada ao vivo, a peça se propõe a levar para o palco o universo lúdico das brincadeiras infantis e tem como foco o respeito ao tempo da criança, seu mundo de descobertas e curiosidades.
 
O mundo do circo também entra em cena na programação, com os espetáculos “A Batata” e “A Mandioca”, do Grupo Trampulim (BH), que contam a história dos alimentos de uma forma inusitada e divertida.
 
Explorando a temática de raiz afro-brasileira, a agenda vai mostrar também um episódio da série “Histórias de Alimentar a Alma”, que traz como personagem central o pequeno Luan (BH), de apenas 7 anos, que, acompanhado de Makota Cássia (BH),  sua avó, ativista do movimento negro e uma das lideranças do quilombo, apresenta a história do quilombo Manzo Ngunzo Kaiango e da tradição do caruru e de Cosme e Damião.  
 
A música é outro tema da programação e o grupo Mindinho Bateria Mirim fará um show com músicas autorais e de domínio público, em um repertório que passeia pelo samba, marchinha, baião, xote, ciranda e funk.
 
Haverá também oficinas para a criançada, como a “Percussão com Instrumentos Domésticos”, que vai ensinar como executar o ritmo do funk utilizando instrumentos caseiros adaptados, como, por exemplo, panelas, utensílios de cozinha, carrinhos de brinquedo, chaveiro e balde. 
 
Os pequenos vão poder aprender ainda sobre a arte da costura manual de maneira lúdica e construtiva com o workshop “Construção de brinquedos têxteis: peteca de meia e boneco de meia”, com a professora Ananda Sette.
 
A programação completa do projeto pode ser acessada pelo circuitomunicipaldecultura.com.br.
 
Serviço
 
O quê: "Férias no Teatro on-line" - de 24 a 31 de julh
 
Quando: De 24 a 31 de julho
 
Onde: No canal oficial do Youtube da Fundação Municipal de Cultura, pelo site do Circuito ou pelas páginas do Instagram e Facebook da instituição.
 
Quanto: Gratuito
 
Foto: Tarcísio de Paula