Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Prefeitura e Embasa começam novos plantios de árvores na cidade de Mucuri

Mais de 300 mudas de Ipê, Sibipiruna, Amendoeira e Arueira estão sendo plantadas na zona urbana

Prefeitura e Embasa começam novos plantios de árvores na cidade de Mucuri
Por: SECOM/PMM
postado em 12 de novembro de 2022

A EMBASA - Empresa Baiana de Águas e Saneamento e a Prefeitura de Mucuri, através da SEMAM – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da SEMOB – Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos iniciaram a segunda etapa da arborização da cidade, desta vez reiniciada pela Avenida Coca-Cola, no bairro Jardim Califórnia, na zona oeste de Mucuri. Neste primeiro momento se contemplou a extensa avenida principal que também faz acesso ao bairro Brisas do Mar e serão plantadas 300 mudas de Ipê, Sibipiruna, Amendoeira e Arueira.

No início dos trabalhos estiveram presentes o engenheiro ambiental e sanitarista Yuri Miranda, da Secretaria de Obras, na companhia do estagiário de engenharia civil Thales Souza, além do biólogo Sandro Akhenaton, da Secretaria de Meio Ambiente e o gerente do escritório local da EMBASA em Mucuri, Rafael Fernandes Miguel e, já os servidores Márcio Marques e Hickey Taffarel executaram o plantio das mudas no local. Em novembro de 2021 a EMBASA e a Prefeitura de Mucuri já haviam executado a primeira etapa do projeto “Estação Verde” e agora se deflagrou a segunda etapa do plantio.

O gerente Rafael Miguel esclarece que o projeto “Estação Verde” surge numa iniciativa do escritório central da EMBASA de se agregar valor aos trabalhos realizados na ETA - Estação de Tratamento de Água, onde as mudas preparadas são destinadas para propriedades da EMBASA e áreas de influência. Em Mucuri, por exemplo, a prioridade é plantar as mudas em vias da zona urbana, matas ciliares do município e nas regiões de nascentes, especialmente nos afluentes dos principais rios do seu território. E informou que outras 150 mudas estão sendo plantadas pela EMBASA ao longo do leito do Rio Jucuruçu, nos territórios de Itamaraju e Jucuruçu.

O secretário Municipal de Meio Ambiente de Mucuri, o jornalista e gestor ambiental Ronildo Brito, explica que o plantio realizado se apresenta como um pontapé inicial para o desenvolvimento de um plano de arborização integrado, buscando proporcionar maior qualidade de vida para os munícipes, agregar valor às vias públicas, garantir a perpetuidade de árvores nativas e por consequência a conservação da fauna local que se beneficia no processo. Destacando que esta parceria com a EMBASA significa que os organismos estão sintonizados com o mesmo pensamento de se descobrir ideias e soluções sustentáveis para o planeta.

Conforme o engenheiro ambiental e sanitarista Yuri Miranda dos Santos, da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, a partir da necessidade de se implementar elementos de paisagismo na zona urbana de Mucuri foi iniciada uma articulação entre SEMOB e SEMAM para desenvolver um plano de ação buscando solucionar a falta de arborização nos bairros de Mucuri. E que as primeiras mudas foram obtidas através de uma doação da EMBASA (Escritório de Mucuri), que fomenta o projeto Estação Verde, onde é desenvolvido um viveiro nas propriedades da Estação de Tratamento de Água (ETA) da sede de Mucuri.

Prefeitura e Embasa começam novos plantios de árvores na cidade de Mucuri

“Devido ao histórico de supressões de árvores nas vias públicas, calçadas e canteiros pelos mais diversos motivos sem o replantio equivalente, existe hoje uma carência de arborização. O problema maior identificado foi a ausência de um Plano de Arborização que sirva de suporte para as ações de plantio, supressão e manutenção das árvores. Tendo isso em vista foi realizado um levantamento das áreas mais carentes de arborização, onde a partir de uma análise Esforço x Impacto, priorizou-se, portanto, iniciar o trabalho pela Avenida Coca-Cola”, ressaltou o engenheiro ambiental e sanitarista Yuri Miranda.

Prefeitura e Embasa começam novos plantios de árvores na cidade de Mucuri

O biólogo Sandro Akhenaton Sulz Barros Barbosa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lembra que a Avenida Coca-Cola possui cerca de 1,5 Km de extensão no trecho que compreende o bairro Jardim Califórnia e o bairro Brisas do Mar, sendo uma importante via de acesso dos moradores locais até o centro da cidade, que muitas vezes percorrem o trecho a pé ou de bicicleta e, sendo Mucuri uma região de alta incidência solar, é de grande valor o plantio de árvores paralelas às vias, favorecendo o conforto térmico e bem estar físico daqueles que convivem nas redondezas.

Prefeitura e Embasa começam novos plantios de árvores na cidade de Mucuri

“A implementação de elementos de paisagismo se mostra imprescindível no processo de readequação das vias públicas já iniciado no governo atual do prefeito Roberto Carlos “Robertinho” (UB), assim como o retrofit no sistema de iluminação pública e recapeamento asfáltico em CBUQ já em fases avançadas, temos agora uma nova frente de trabalho visando complementar a revitalização da infraestrutura urbana em Mucuri”, concluiu o engenheiro Yuri Miranda.