Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Ponto Belo é a única cidade do ES sem caso de Covid-19

Cidade já recebeu 51 notificações. Deste total, 28 foram descartadas para covid-19 e 23 estão sob investigação

Ponto Belo é a única cidade do ES sem caso de Covid-19
Por: EM TEMPO
postado em 04 de junho de 2020

Vista aérea de Ponto Belo - Foto: PMPB/divulgação

“É uma benção! Que Deus permita que nosso município continue sem nenhum caso até acabar essa epidemia”. A afirmação é do prefeito de Ponto Belo, Sergio Murilo Coelho. A cidade de Ponto Belo, situada no extremo Norte do Espírito Santo é a única dos 78 municípios capixabas, sem nenhum habitante com a covid-19.

O município tem 7.863 habitantes, portanto, até o momento, 51 notificações de casos suspeitos no novo coronavírus foram recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo informações, já tiveram 28 descartadas para a covid-19 e outras 23 seguem em investigação.

O prefeito Sérgio Murilo Coelho, destacou que, na cidade, a população tem seguido à risca as orientações das autoridades de saúde para evitar que a doença chegue até o município.

“São as medidas de praxe, como isolamento social, barreira sanitária nas entradas e saídas da cidade e o uso de máscara. Mais de 90% das pessoas estão usando a máscara no município quando precisam sair para rua”, afirmou ele.

O Painel Isolamento, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que mede a taxa de isolamento nas cidades capixabas mostra que Ponto Belo tem média de mais de 60% das pessoas em casa, durante a pandemia. O índice considerado ideal pelo governo é de 55%.

“O funcionamento do comércio é reduzido. As lojas abrem das 8 horas às 14 horas. Os comércios ficam fechados no fim de semana e só ficam abertos aqueles que são essenciais. As feiras livres também estão suspensas no município”, informou o prefeito.

Para evitar que o vírus chegue até o município, a equipe de prefeitura tem desinfetado pontos de maior aglomeração da cidade com a ajuda de um caminhão pipa. São lavadas ruas perto de praças, postos de saúde e casas lotéricas, onde beneficiários de programas federais recebem os benefícios.

Com informações Tribuna on-line