Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Pecuaristas do Vale do Mucuri vão receber consultorias subsidiadas do Sebraetec FIV

Iniciativa possibilita o melhoramento genético do rebanho com a técnica de fertilização in vitro

Pecuaristas do Vale do Mucuri vão receber consultorias subsidiadas do Sebraetec FIV
Por: Sebrae Minas
postado em 10 de fevereiro de 2023

[Sebrae Minas - Release] Pecuaristas do Vale do Mucuri vão receber consultorias subsidiadas do Sebraetec FIV
CD
 
Catherina Dias
 
Sex, 10/02/2023 14:07
 
IMG_33Produtores de leite do Baixo Vale do Mucuri participam do Sebraetec FIV, programa de acesso subsidiado ao processo de melhoramento genético do rebanho. A iniciativa do Sebrae Minas é voltada para produtores vinculados aos Sindicatos de Produtores Rurais de 11 cidades da região: Nanuque, Serra dos Aimorés, Carlos Chagas, Pavão, Crisólita, Águas Formosas, Fronteira, Machacalis, Santa Helena de Minas, Bertópolis e Umburatiba. 

Para facilitar o acesso de pequenos produtores ao Sebraetec FIV, 70% do valor será subsidiado pelo Sebrae Minas, e os 30% restantes pelo produtor rural. Os interessados em participar do programa deverão procurar o Sindicato do Produtor Rural ou um dos parceiros como Sicoob Credinorte, Laticínios Mucuri e Sala Mineira do Empreendedor para mais informações. 

A sigla FIV é referente ao processo de fertilização in vitro de bovinos, no qual o óvulo de uma vaca é fecundado em laboratório, o que leva a acelerar o melhoramento genético do rebanho, o aproveitamento das fêmeas mais novas ou mais velhas, que não suportariam uma gestação natural, e o nascimento de animais com qualidade superior. 

O método FIV também permite que haja mais embriões de uma única doadora, possibilite o nascimento de mais fêmeas para a pecuária de leite, padronize o grau de sangue desejado do animal de acordo com o sistema de produção, gera maior produtividade de leite e rebanho, além de aumentar a renda do produtor rural e a valorização da atividade leiteira. 

"Mesmo os pequenos produtores devem enxergar as novas tecnologias de produção como impulsos para o avanço nas vendas e no dia a dia de produção. Com a fertilização in vitro, se torna possível planejar os negócios do campo com novas expectativas e melhoramento contínuo", destaca a analista do Sebrae Minas Renata Carvalho. 

A presidente do Sindicato do Produtor Rural de Machacalis, Klécila Portes, há três anos no cargo, ressalta que o programa representa um avanço econômico para a região, e uma oportunidade para os pequenos produtores rurais. “Além do melhoramento genético, a execução do Sebraetec FIV contribuiu para fomentar o comércio local, uma vez que impacta diretamente nos ganhos dos produtores”, destaca. 

Resultados 

Desde a sua implementação no Baixo Vale do Mucuri, em 2020, o projeto atendeu 206 produtores, alcançando 1.774 de prenhezes e 3.952 embriões contratados. O produtor rural em Machacalis George Quaresma aderiu ao programa em 2021, com o objetivo de melhorar a qualidade genética do rebanho com tecnologia de baixo custo. “É uma grande conquista investir no crescimento do meu negócio pensando sempre no bem-estar do animal”, reforça.  

Pecuária em números 

Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal 2020, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais tem a quarta maior população bovina do país, formada por 22,2 milhões de cabeças de gado. Além disso, de acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), mais de 310 mil fazendas mineiras dedicam-se à pecuária de leite ou de corte no estado. 

Crédito Imagem: Pedro Vilela