Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Palestra sobre retenção de água e subsolagem

Além da melhoria da produtividade rural, benefícios de interesse público podem ser obtidos por meio desta técnica de conservação da água e do solo

Palestra sobre retenção de água e subsolagem
Por: FAEMG
postado em 10 de julho de 2022

Dentro da programação da 51ª Expoagro GV, o Sistema FAEMG em parceria com a Cenibra e o Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares promovem, nesta sexta-feira (8), uma palestra para apresentar a técnica conservacionista de retenção de água no solo com o uso da subsolagem. O evento será ministrado pelo especialista de Meio Ambiente da Cenibra Sebastião Tomás Carvalho e tem início previsto para 13h30, no auditório da União Ruralista Rio Doce (URRD), no Parque de Exposições José Tavares Pereira, em Governador Valadares.

“A subsolagem é um projeto fomentado pela Cenibra, em parceria com instituições públicas e privadas, Sistema FAEMG, municípios e produtores rurais. Trata-se de uma técnica executada em curvas de nível, em que um subsolador acoplado a um trator agrícola realiza sulcos rompendo a estrutura superficial compactada e permitindo que os escoamentos superficiais infiltrem no solo, ao invés, de escoar pela superfície carreando solos e causando enchentes”, explica Sebastião.

“A ideia desse projeto é trabalhar a prática conservacionista de subsolagem que é muito mais efetiva, de baixo custo e de resultado mais imediato. É uma forma de fazer com que o produtor aplique a técnica e enxergue um resultado mais efetivo. É fácil de ser aplicada no terreno, bastando observar algumas características do solo. Tudo isso faz com que essa técnica se destaque, reconhecendo ainda, a importância de todas as tecnologias de práticas conservacionistas disponíveis, que podem também ser utilizadas em conjunto”, avalia o gerente regional do Sistema FAEMG, Luiz Ronílson Paiva.

Palestra sobre retenção de água e subsolagem

Além da melhoria da produtividade rural, vários benefícios de interesse público podem ser obtidos por meio desta técnica de conservação da água e do solo. Dentre eles, combate a secas, prevenção de enchentes e redução do desabastecimento de água dos municípios.

“A palestra vai ser uma oportunidade dos produtores aqui da região conhecerem mais sobre essa iniciativa para o combate da escassez hídrica na Bacia do Rio Doce”, destaca Sebastião Tomás.

ESCRITO POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES