Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

MUCURI AMPLIA FORNECIMENTO DE ÁGUA

Prefeitura Municipal e EMBASA estão finalizando obras de ampliação da oferta d’água no município

MUCURI AMPLIA FORNECIMENTO DE ÁGUA
Por: ASCOM/PMMUCURI
postado em 26 de outubro de 2021

Após concluir as obras do terceiro reservatório de água da cidade de Mucuri que dobrou a capacidade de reserva da sede do município, a EMBASA - Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A., e a Prefeitura Municipal de Mucuri em torno de uma parceria pública, estão concluindo as obras de um novo empreendimento em Mucuri, que vai dobrar a capacidade produtiva atual da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da cidade.


O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” disse que os investimentos feitos nestas duas obras na Estação de Tratamento de Água de Mucuri, são importantes e atende a demanda da cidade. “Tão logo assumimos em janeiro, observamos que a capacidade de reserva da EMBASA era de apenas 500 mil litros por dia, mas a cidade precisava de 850 mil litros por dia – então, viabilizamos um novo investimento com a EMBASA que construiu um novo reservatório com espaço para mais 450 mil litros por dia, que praticamente dobrou a capacidade de reserva e chegou-se além da nossa demanda”, disse Robertinho.



O prefeito falou também que o outro gargalo, era o abastecimento de água, onde um único poço da EMBASA já havia apresentado falta de capacidade de sozinho abastecer à cidade no verão de 2021 e entraria em colapso no próximo verão de 2022 pela consequente diminuição da vazão do poço. “Mais uma vez firmamos parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento e ainda em maio iniciou as ações, tanto que a EMBASA já está concluindo as obras no entorno com rede adutora, estação elevatória e infraestrutura de integração do novo poço artesiano que já foi perfurado com 250 metros de profundidade e trata-se de um investimento estimado em R$ 500 mil, no entanto, na época do verão não vamos ter mais nenhum problema com a falta d’água em Mucuri”, assegurou o prefeito Robertinho.



O gerente regional da EMBASA, Damiraldo Silveira Silva informou que o Sistema de Abastecimento de Água de Mucuri está recebendo investimentos em melhorias operacionais visando não somente dar maior segurança hídrica à operação do sistema de fornecimento de água, como também otimizar a distribuição e ampliar a oferta e, além disso, a obra produzirá efeitos positivos no fornecimento de água tratada de Mucuri que promoverá garantia hídrica a longo prazo. Em outros tempos Mucuri era abastecida pela água do Rio Coca Cola, mas com o tempo a água ficou salobra, a opção foi usar poço artesiano, que agora a EMBASA passa a ter o segundo poço para ampliar o fornecimento da cidade.

O gerente local da EMBASA em Mucuri, o monitor de obras Rafael Fernandes Miguel, explica que à cidade possuía apenas dois reservatórios, um na Estação de Tratamento de Água e um outro no centro, no escritório local, mas com a construção do novo reservatório com espaço de 450 mil litros d’água, a reserva aumentou para uma capacidade de 950 mil litros, sendo que a cidade consome todos os dias no período do inverno 850 mil litros. Rafael Miguel lembra que o novo poço, foi perfurado pela CERB - Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia e quando o poço estiver em operação o fornecimento de água para Mucuri vai simplesmente dobrar a capacidade.