Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Morre Ubirajara Brito, aos 88 anos, em Vitória da Conquista, na BA

Baiano de Tremedal, Bira Brito foi assessor do prefeito de Nanuque, Miguel Viana de Oliveira, na década de 1960

Morre Ubirajara Brito, aos 88 anos, em Vitória da Conquista, na BA
Por: Com informações G1
postado em 20 de julho de 2022

O professor, emgenheiro, cientista e pesquisador Ubirajara Brito, de 88 anos, morreu nesta quarta-feira (20), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Ele ocupou diversos cargos ligados à educação, ciência e tecnologia no governo do ex-presidente José Sarney.

Bira foi secretário e assessor do prefeito Miguel Viana de Oliveira, na década de sessenta, quando residia em Nanuque. Ubirajara, quando esteve à frente do Ministério da Educação, deu a Nanuque a oportunidade de implantar o CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica. Na época foi autorizado e publicado no Diário Oficial.

Morre Ubirajara Brito, aos 88 anos, em Vitória da Conquista, na BA  

Matéria publicada na Edição 051, do Jornal Folha de Nanuque em 1964.


Ubirajara estava internado no hospital Samur, em Conquista. A morte foi confirmada na madrugada desta quarta-feira.
O professor baiano ainda foi membro do Comitê de Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Comissão Consultiva de Desenvolvimento Nuclear da Presidência da República, na década de 1980.
Ele também foi professor de física do Colégio Estadual da Bahia (Central) e professor adjunto da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Ele ainda atuou como professor da Faculdade de Ciências de Orsay da Universidade de Paris e pesquisador titular do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), entre 1971 e 1974.

Morre Ubirajara Brito, aos 88 anos, em Vitória da Conquista, na BA
Publicação no nexusobjetivo.com.br 

Ubirajara também passou pela Rússia, nas universidades de Moscou e de São Petersburgo. Autor de alguns livros e um grande entusiasta da educação, Ubirajara era considerado uma inspiração para gerações de conquistenses.
Com reconhecimento no Brasil e no exterior, o professor ganhou medalhas e teve destaque com diversas publicações científicas.
Bira Bira como era conhecido, nasceu em Tremedal, no sudoeste da Bahia, estudou em Vitória da Conquista, antes de seguir para Salvador onde se formou como engenheiro civil.

A prefeitura de Vitória da Conquista divulgou nota lamentando a morte do professor. A prefeita Sheila Lemos manifestou pesar e solidariedade à família, amigos e admiradores.

Foto: Reprodução