Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Lupi nomeia aliado que já caiu por suspeita de corrupção

Ministro escolheu, para uma das secretarias da Previdência, homem de confiança de seu partido que foi alvo da polícia no governo Dilma

Lupi nomeia aliado que já caiu por suspeita de corrupção
Por: metropoles.com
postado em 28 de janeiro de 2023

O início do governo Lula tem sido marcado pela volta à cena de figuras carimbadas em investigações que deram o que falar durante a era petista.

Nesta quinta-feira, o Diário Oficial da União trouxe a nomeação, para uma das secretarias do Ministério da Previdência Social, de Paulo Roberto dos Santos Pinto, que em 2013 caiu do cargo de secretário-executivo do Ministério do Trabalho após ser alvo de uma operação da Polícia Federal que investigava desvios da ordem de R$ 400 milhões na pasta.

Pinto foi nomeado pelo ministro Carlos Lupi, ele próprio demitido do Ministério do Trabalho de Dilma Rousseff em 2011 em meio a denúncias sobre a existência de um esquema de cobrança de propina para regularizar o registro de organizações não-governamentais.

O novo secretário é, há tempos, homem de confiança do PDT, partido presidido por Lupi. A recém-criada Secretaria de Regime Próprio e Complementar, que ele irá comandar, será responsável por cuidar, por exemplo, das regras dos regimes de previdência de servidores públicos de estados e municípios – uma área sensível que envolve investimentos milionários de fundos de pensão e já rendeu escândalos rumorosos no passado recente.

Lupi nomeia aliado que já caiu por suspeita de corrupção

Sob Dilma, Pinto chegou a ocupar interinamente a chefia do Ministério do Trabalho, entregue ao PDT

As escolhas de Lupi têm causado polêmica dentro do ministério. Agora, curiosamente, ele está tentando emplacar em importantes postos personagens que estiveram à frente da política previdenciária de Jair Bolsonaro, tão criticada pelo PT durante a campanha e a transição, especialmente pelas filas monumentais que têm atrasado a aposentadoria de milhões de trabalhadores.

Nos bastidores do governo, aparecem cotados para um cargo de coordenação vinculado ao gabinete do próprio Lupi e para uma diretoria do INSS André Rodrigues Veras e Guilherme Serrano. Veras foi secretário de Previdência e Serrano presidiu o INSS na gestão Bolsonaro. Fontes da pasta disseram à coluna que os nomes de ambos foram enviados para análise da Casa Civil.

Procurado, Lupi não respondeu às tentativas de contato. Paulo Roberto Pinto, o secretário que caiu em 2013 e agora voltou ao governo pelas mãos de Lupi, seu companheiro de partido, minimizou a importância dos problemas do passado. Ele diz que as suspeitas que o derrubaram não restaram comprovadas. “Não tinha nada de errado, nada de irregular. Me chamaram para prestar depoimento. Só que quando te chamam para prestar depoimento, você já está condenado por todo mundo sem ter nada”, afirmou.