Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

'Imagina se a Covid-19 viesse no governo Pimentel?', compara deputado da ALMG

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Carlos Pimenta (PDT) saiu em defesa das ações tomadas por Romeu Zema (Novo) e disse que a população tem culpa pelo aumento de casos no Estado

'Imagina se a Covid-19 viesse no governo Pimentel?', compara deputado da ALMG
Por: otempo.com.br
postado em 04 de agosto de 2020

O deputado Carlos Pimenta (PDT) fez críticas à gestão do ex-governador Fernando Pimentel (PT) durante sessão remota realizada nesta terça-feira (4). Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) saiu em defesa das ações tomadas pelo governador Romeu Zema (Novo) diante da pandemia de coronavírus, insinuando que se o cenário atual tivesse ocorrido durante a gestão do ex-governador Fernando Pimentel (PT) a situação seria mais grave. “Imagina se a Covid-19 viesse no governo Pimentel? O governo não pagou hospital, saiu devendo R$ 8 bilhões aos municípios, não terminou os hospitais regionais”, criticou, reforçando que a gestão do petista foi uma “calamidade” na saúde pública.

As declarações foram dadas nesta terça-feira (4), durante a primeira sessão plenária na ALMG após o retorno do recesso. “Não vou dizer que graças a Deus aconteceu aqui (na atual gestão) porque Deus nunca vai querer e nunca quis que acontecesse uma pandemia dessa natureza”, disse, reforçando que a gestão Zema “está atendendo a todo tempo e toda hora, com responsabilidade e respeito aos recursos públicos”.

O parlamentar ressaltou que a situação de Minas, em comparação a de outros Estados, é mais confortável, destacando que não houve saturação da rede pública de saúde, exceto em cidades específicas.

As declarações foram feitas após integrantes do bloco de oposição da ALMG se posicionarem contra as políticas adotadas pela gestão Zema. O deputado estadual Cristiano Silveira, presidente do PT em Minas, fez críticas à entrevista que o governador concedeu à CNN Brasil nesta segunda-feira (3), onde afirmou que o país “não fez um trabalho tão ruim” no que diz respeito à pandemia. As críticas foram endossadas pelo líder oposicionista na ALMG, André Quintão (PT).

“A oposição fica aí falando, mas eles receberam suas emendas, diferentemente do que aconteceu no governo Pimentel”, disse Pimenta, afirmando que o ex-governador só beneficiava os membros de sua base no Parlamento. “Se fosse na época do Pimentel, estaríamos lascados, e o governo (Zema) tem pagado as emendas”.

A reportagem entrou em contato com o PT em Minas e aguarda um posicionamento do ex-governador sobre a questão.

Culpa da população

Além disso, Carlos Pimenta também responsabilizou a população do Estado pelo crescimento do número de casos registrados. “Pode ter certeza de que grande parte dos casos de aumento da Covid-19 em Minas, a culpa tem sido da própria população, que não usa máscara e briga para não usá-la”, disse, referindo ao episódio acontecido em Santos, no litoral de São Paulo, em que o desembargador Eduardo Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), humilhou um guarda municipal ao ser multado por não utilizar a máscara.