O Brasil já pode exportar carne bovina para os mexicanos. O México, país da América do Norte, habilitou 38 plantas frigoríficas do mercado brasileiro. Segundo a diretoria do Frisa - Frigorífico Rio Doce S/A., as negociações com o Governo do Brasil duraram cerca de 12 anos. Das 38 indústrias contempladas, 3 estão no Estado de Minas Gerais e uma delas é o Frisa.
Ao visitar a planta industrial, comitiva mexicana posou para
fotografia ao lado de funcionários da empresa - Foto: Divulgação
Os motivos que levaram os compradores mexicanos a optar pela carne mineira se deve ao auto padrão aplicado na industrialização da mesma. O Frisa, que já exporta para diversos países, é reconhecido internacionalmente pela qualidade de seus produtos. Além disso, Minas Gerais é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como zona livre de febre aftosa. Segundo informação colhida junto à empresa, o México poderá comprar carne in natura e desossada de outros 14 estados declarados livres de febre aftosa e com vacinação.
Leia mais:
Zema para Lula: 'Temos mecanismo anti-lambancas para evitar atrocidades
A visita da comitiva mexicana à planta industrial de Nanuque foi na quarta-feira (26) quando o grupo aproveitou para realizar uma visita técnica e vistoriar a indústria. Ao final, a empresa foi habilitada para exportar a carne para o país norte americano.
A autorização para a comercialização dos produtos Frisa, foi formalizado, em virtude do atendimento rigoroso nos requisitos zoosanitários mexicanos.
Cláudio Luciano Albuquerque, gerente industrial do Frisa, disse que os mexicanos ficaram impressionados com os métodos aplicados pela empresa. "Eles fizeram uma vistoria completa em todas as dependências e no final, elogiaram os protocolos aplicados pelo Frisa. Estamos orgulhosos por recebermos tais considerações. Trabalhamos todos os dias na busca da perfeição e temos alcançado relativo sucesso nesse objetivo", pontuou.