Dia 21, quinta-feira, ocorreu uma reunião, no auditório do Sicoob Credinorte entre técnicos da FIEMG e setor produtivo da região. A reunião, que foi solicitada pelo advogado Renato Louzi, contou com a presença de representantes do Frisa, Dasa, Alcon e Bahia Etanol - BEL e do prefeito de Serra dos Aimorés, Iran Cordeiro. O objetivo foi o de discutir a implantação de um programa de capacitação aos profissionais que por ventura queira ampliar seus conhecimentos para prestação de serviços às indústrias.
Renato falou sobre a necessidade que as empresas têm para adquirir mão de obra especializada e, não só de Nanuque, mas em toda região. Ele disse também que as indústrias têm dificuldades para capacitar seus colaboradores. “Quando a demanda chegou ao nosso conhecimento, procuramos o presidente Roscoe, para tratar do assunto. Ele se mostrou aberto à possibilidade de encaminhar unidades móveis a Nanuque, para capacitação. Com o retorno da ‘Alcana’, o fortalecimento da Dasa, a magnitude do Frisa e a quantidade de funcionários que a BEL tem em Nanuque, considero importante e primordial, que a Fiemg seja atuante e presente em nossa região”, disse.
Na oportunidade, Renato apresentou aos representantes das empresas, Reinaldo Lourenço Crispim, Supervisor Técnico da Unidade de Escolas Móveis do Senai e o Gerente da Unidade de Escolas Móveis do Senai, Elmar Rodrigo Bueno Vieira.
Os representantes da Fiemg, Reinaldo e Elmar, detalhando sobre os cursos.
Durante a apresentação do supervisor técnico, ele falou sobre o que a entidade pode oferecer para melhor atender a demanda das indústrias da região e detalhou do que pode ser oportunizado. "A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG, conta com Escolas Móveis do SENAI, que são oficinas volantes nas quais são realizados cursos de formação continuada, destinadas a atender às necessidades imediatas e específicas de formação profissional das indústrias. São compostas com equipamentos, materiais didáticos, ferramentas e acessórios capazes de dar o suporte necessário para a realização e o desenvolvimento dos cursos", relatou Reinaldo Crispim. “Sabemos que cada empresa têm a sua necessidade, porém, fazemos um estudo detalhado individual e apresentamos a vocês”, pontuou.
As unidades móveis podem atender tanto dentro ou fora da indústria, "atualmente contamos com 19 Unidades Móveis e 26 kits didáticos transportáveis, esses podem ser montados dentro da empresa, em espaço ofertado pelo cliente. O Senai, através da Fiemg, oferta cursos em automação industrial, caldeiraria, soldagem, manutenção elétrica industrial, usinagem e simulação de máquinas pesadas, esses atendem a necessidade destas empresas que estão presentes aqui hoje, portanto, temos outros cursos em nosso portifólio", disse Elmar Rodrigo.
Após a reunião, foi relizado uma visita ao Frisa, onde os técnicos explanaram para os responsáveis pelas áreas de produção e manutenção, o que o Senai, pode ofertar, para melhor atender a demanda da empresa.
POLO INDUSTRIAL
Aproveitando a estada em Nanuque, os representantes realizaram visitas em áreas que pode no futuro breve, receber investimento que estão em procedimento embrionário da Fiemg.
Reinaldo Crispim, fotografou áreas que poderão receber investimentos.
Deputado estadual Carlos Pimenta, Presidente da Fiemg, Fávio Roscoe e Renato Louzi, no dia da audiência.
Trata-se de um Polo Industrial, que pode ser de confecção ou calçados. “Estamos correndo para sair na frente, em nossa reunião com o presidente Flávio Roscoe, que contou com a costumeira participação do deputado Carlos Pimenta, fomos surpreendidos com essa possibilidade. Em Nanuque, procuramos o empresário Tadeu Milbratz, entusiasta do desenvolvimento da cidade, que colocou à disposição, o terreno que poderá receber o investimento. Nesse momento, estamos preparando o que foi pontuado para que Nanuque possa participar da escolha. Tudo que necessita, para a efetivação do processo, temos plena convicção que temos em abundância” finalizou Renato Louzi.