Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Especialista em mídias sociais explica os motivos do grande engajamento de conteúdos de humor na internet

Durante a pandemia aumentou o número de usuários em busca de conteúdos para dar risadas na internet; o especialista Aldrin Nery comenta sobre a influência do TikTok que está gerando mudanças em apps concorrentes

Especialista em mídias sociais explica os motivos do grande engajamento de conteúdos de humor na internet
Por: MF PRESS GLOBAL
postado em 22 de julho de 2021

Fotos de Aldrin Nery / créditos: Arquivo Pessoal

Desde o início da quarentena por conta da chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil, o número de usuários conectados às redes sociais aumentou significativamente. Com isso, além dos memes que já fazem parte do cotidiano dos brasileiros, publicações e principalmente vídeos engraçados começaram a viralizar. “O povo brasileiro quer abrir às redes sociais para se entreter e também para sorrir e não apenas consumir conteúdo sério como os encontrados em jornais. A procura por conteúdo que as façam dar boas risadas tem crescido bastante”, explica o especialista em mídias sociais, Aldrin Nery

Aldrin ainda conta que muitas pessoas procuram por conteúdos divertidos na internet para poder fugir dos problemas do dia a dia. Além disso, o cenário mudou para o criador de conteúdo, “Hoje não basta apenas ter fotos bonitas, os criadores precisam investir em publicações com teor humorístico e ficar atento aos memes, tendo em vista que o engajamento desse tipo de conteúdo é extremamente alto, devido principalmente, à elevada taxa de compartilhamento que geram”, fala o especialista.

TikTok

Com o número de usuários permanecendo mais tempo on-line, empresários tiveram a ideia de impulsionar o Tik Tok, plataforma criada em setembro de 2016. A estratégia adotada de marketing foi a ação de dar dinheiro aos internautas ao visualizarem vídeos curtos e divertidos da rede social. “

Através dessa nova tendência de produzir conteúdos multimídias e viralizar na internet, o Instagram, app concorrente, começou a ter funções semelhantes às do TikTok, como por exemplo o Reels. “Hoje o instagram chega a ter um sistema de reconhecimento sobre a produção dos vídeos, se tiver a logo do app vizinho o alcance aos seguidores são diminuídos, ou seja, eles querem que a pessoa produza o vídeo na plataforma e aí sim a entrega será otimizada. É uma troca entre o criador de conteúdo e o Instagram”, explica Aldrin. 

Com o público dividido, os dois aplicativos seguem investindo em conteúdos engraçados. O TikTok anunciou nestes dias que irá aumentar o tempo máximo de gravação, visando prender o usuário mais tempo na plataforma. Já o Instagram se posicionou como uma rede social de vídeos e não mais de fotos, sendo assim, a plataforma irá engajar muito mais os vídeos engraçados do que apenas fotos bonitas. 

“Cada plataforma está fazendo o máximo para ter e reter mais os usuários e isso é bom para os criadores de conteúdo. Sabendo que os conteúdos engraçados são uma ótima maneira de alcançar mais pessoas, além de segurá-las por mais tempo, investir nesse tipo de conteúdo garante mais e mais engajamento para quem trabalha com a internet”, analisa o especialista em mídias digitais.

Sobre Aldrin Nery

Aldrin Nery é um especialista em mídias sociais que através da sua empresa @a5midias realiza a gestão e o assessoramento de diversas contas nas redes sociais, assessoramento digital político, suporte digital e marketing digital.

Através de seu conteúdo no instagram, ele ajuda a como usar as mudanças das plataformas para os usuários conquistarem mais seguidores.