Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Empresário Luiz Pastore assume cadeira de Rose no Senado

A posse será na quarta-feira (20), uma semana depois dela ter anunciado licença por quatro meses para tratamento de saúde

Empresário Luiz Pastore assume cadeira de Rose no Senado
Por: G1
postado em 10 de julho de 2022

A senadora Rose de Freitas (MDB) pediu licença de 120 dias de seu cargo no Senado Federal. Com isso, o Espírito Santo terá um novo senador até que Rose ocupe novamente a vaga. Trata-se do empresário Luiz Pastore, também do MDB, que é o primeiro suplente de Rose.

Com a licença, Rose de Freitas só deverá voltar ao Senado em 3 de novembro, após o período eleitoral. Ela é pré-candidata ao Senado nas eleições de 2022, visando ser reeleita ao cargo por mais oito anos. Este ano, apenas a vaga que ela ocupa atualmente estará em disputa.

A licença de Rose foi anunciada nesta quinta-feira (7) no site do Senado. Além dela, o Espírito Santo possui outros dois senadores: Fabiano Contarato (PT) e Marcos do Val (Podemos).

O afastamento é previsto pela Constituição Federal. O artigo 56 estabelece que um senador pode se licenciar por motivo de doença ou para tratar de interesses particulares (sem remuneração).

Rose de Freitas já havia se licenciado do Senado em 2019 por questões de saúde. Na ocasião, Pastore, que é empresário do setor de importação e transformação de cobre e alumínio, também assumiu o cargo temporariamente.

Foto: Wlademir Barreto - Agência Senado