Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Durante abertura do Minascom 2022, Presidente da FIEMG destacou a importância da construção civil para a sociedade

“Precisamos de cidades que dialoguem com o ser humano e o meio ambiente”, afirma Flávio Roscoe

Durante abertura do Minascom 2022, Presidente da FIEMG destacou a importância da construção civil para a sociedade
Por: Fiemg
postado em 19 de novembro de 2022

“O Minascon é o maior evento da construção civil de Minas Gerais e é aqui que são destacadas as novas tecnologias, inovações, materiais, técnicas e as tendências da indústria da construção. Também são discutidas as melhores práticas ambientais e questões técnicas, como as novas formas de tributação do setor”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, na abertura da 19ª edição do Minascon. O evento foi realizado no dia 17/11, no Palace Casino, em Poços de Caldas.

Durante abertura do Minascom 2022, Presidente da FIEMG destacou a importância da construção civil para a sociedade

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

“São vários temas que serão debatidos e todos eles relacionados ao setor da construção civil e toda a cadeia, que é enorme”, comentou o líder empresarial. Segundo Roscoe, a Construção Civil adquire produtos de todos os segmentos industriais, sendo um propulsor econômico, que gera emprego e renda. “É um setor que representa desenvolvimento. Investir em infraestrutura é proporcionar qualidade de vida para nossa população, por meio de moradias e obras estruturantes. E isso perpassa pelo cuidado com o meio ambiente, por isso, neste ano, nossos temas são Construções Verdes e Cidades Inteligentes ”, afirmou, lembrando que o objetivo da iniciativa é promover uma reflexão sobre a função, o futuro, e o que queremos de nossas cidades. Precisamos de cidades inteligentes, que dialoguem, da melhor maneira possível, com o ser humano e o meio ambiente”, afirmou. 

O Minascon é uma realização da FIEMG, por meio de sua Câmara da Indústria da Construção, e dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Poços de Caldas, Varginha e Pouso Alegre. Segundo Geraldo Linhares, presidente da Câmara setorial, o evento é uma tradição no calendário do colegiado e a escolha do município do Sul de Minas condiz com o tema da edição deste ano: Cidades Inteligentes. “Poços de Caldas se destaca por sua independência e infraestrutura privilegiada", ressaltou.

Para Rodrigo Costa Batista, vice-presidente da FIEMG Regional Sul e presidente do Sinduscon Poços de Caldas, interiorizar o Minascon é uma maneira de democratizar o conhecimento e multiplicá-lo em todo o estado. “Minas Gerais é um estado muito grande e às vezes temos dificuldade de deslocar as pessoas para participar de eventos como o Minascon”, disse. “É importante que todos possam ter contato com a riqueza dos painéis técnicos e saibam das novidades, inovações e novas tecnologias voltadas para o setor de construção civil”, afirmou, lembrando que Poços de Caldas está completando, em 2022, 150 anos e que a feira da construção civil é também um presente para a cidade que, recentemente, recebeu o prêmio "Band Cidades Excelentes", na categoria Infraestrutura e Mobilidade - Minas Gerais. O município foi classificado para a etapa nacional da premiação do Grupo Bandeirantes/Instituto Aquila e irá concorrer com cidades com mais de 100 mil habitantes.

Sérgio Azevedo, prefeito de Poços de Caldas de Caldas, endossou as palavras do vice-presidente da FIEMG Regional Sul e reforçou a importância de Poços de Caldas receber um evento como o Minascon. “A construção civil é a locomotiva deste país e quando ela entra em crise, impacta todos os outros segmentos”, afirmou Azevedo. “Neste novo momento que o Minascon está vivenciando é muito simbólico o fato de nosso município ser o primeiro a recebê-lo. A nossa cidade é referência, não apenas por sua beleza, mas também, por ser autônoma no fornecimento de água, de energia, no tratamento da rede de esgoto e do lixo aqui gerado”, afirmou.

Também prestigiaram a abertura oficial do evento; João Paulo Braga, diretor-presidente do Invest Minas; Afonso Maria Rocha, diretor-superintendente do Sebrae Minas; Luiz Gonzaga Guedes Júnior, superintendente executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, João Luiz Magalhães Teixeira, vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea - MG), Lúcio Silva, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais (Siprocimg) e Marcelo Heitor da Silva, presidente da Câmara Municipal de Poços.

O Minascon 2022 vai até dia 19/11 e a sua programação conta com stands de expositores, palestras temáticas, Lounge do SENAI, mesas redondas, debates e concursos. Para quem está interessado em adquirir sua casa própria, a Caixa Econômica Federal está promovendo, durante o evento, um feirão com condições especiais. Confira a programação completa em www.minascon.com.br.

O evento conta, em sua realização, com o apoio do Sebrae Minas e com as parcerias da Prefeitura de Poços de Caldas, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), da Orguel e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).