Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Desmandos da Copasa ampliam a cada dia

Empresa desrespeita a população de Nanuque e não há quem defenda

Desmandos da Copasa ampliam a cada dia
Por: EM TEMPO
postado em 22 de dezembro de 2022

A cidade de Nanuque completa 74 anos de emancipação política, mas vive dependente dos péssimos serviços prestados e ajoelhada para a Copasa. Buracos nas vias públicas são pequenos se levarmos em conta os abusos ambientais que a empresa causa na cidade. Contas de cobrança pelo tratamento de esgoto ou de coleta e destinação dos dejetos jogados na rede pelos moradores vão diretos para o Rio Mucuri, na maioria dos casos. 

Desmandos da Copasa ampliam a cada dia

A Rua Tiradentes, é um exemplo típico. Há mais de 15 dias, um grande volume de esgoto sanitário corre em céu aberto para o Rio Mucuri, e até o fechamento desta matéria, não houve notícia de que a empresa tomou alguma providência. "A Copasa é uma empresa sem comando, não tem presidente, gestores e nem gerente ou eles fazem as coisas por picardia com a população", afirmou um morador.

Vídeos da situação da Rua Titadentes

Desmandos da Copasa ampliam a cada dia

Moradores reclamam do mau cheiro, que atrapalha na hora da alimentação

Outro ponto crítico é o do bairro Tiradentes que, segundo apuração do EM TEMPO, todo esgoto é lançado em uma nascente de um córrego, que desagua no Rio Mucuri. Moradores indignados com a situação contaram que a cidade precisa de homens com sangue no olho, para ter coragem de escorraçar essa empresa, que suga a população e realiza um serviço de péssima qualidade. Segundo eles, os vereadores não têm se preocupado, assim como o prefeito, com o problema da Copasa.

Desmandos da Copasa ampliam a cada dia

Nascete que recebe o lançamento do esgoto do Conjunto Tiradentes

Desmandos da Copasa ampliam a cada dia

Saída do esgoto do Conjunto Tiradentes

Desmandos da Copasa ampliam a cada dia

Esgoto do Conjunto Tiradentes na foz com a nascente de águas cristalina

A ARSAE/MG – )Agencia Regy) em reunião da Diretoria Colegiada ocorrida no dia 23/11, autorizou um reajuste de 15,70% nas contas da Copasa e Copanor, o que indica prejuízo para a população, que pagará mais caro pela péssima qualidade dos serviços, de uma empresa que pouco tem feito pela população de Nanuque.

Já não é de hoje que vereadores de outras legislaturas têm pregado o rompimento entre município e Copasa. Entretanto, forças ocultas trabalham para manter a Copasa como gestora dos serviços de saneamento básico em Nanuque, apesar de medida judicial ter cancelado o contrato entre as partes.