Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Deputado Robinho comemora retorno da Bahia-Minas

Na Tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia ele se diz satisfeito com a possibilidade da reativação da ferrovia

Deputado Robinho comemora retorno da Bahia-Minas
Por: EM TEMPO
postado em 15 de fevereiro de 2023

O deputado Robinho (UB) fez uso da Tribuna na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia – ALBA, para comemorar a notícia de que a Ferrovia Bahia – Minas será reativada. Ele explicou que a estrada de ferro foi inaugurada em 1942, mas teve suas operações suspensas em 1966. Na terça-feira (7), informou Robinho, o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União autorização para construção da via férrea que liga a cidade baiana de Caravelas a Araçuaí no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, perfazendo aproximadamente 578 kms de extensão. Ao longo da estrada, estão previstos ramais nas cidades de Teixeira de Freitas e Mucuri para atender a Suzano Papel e Celulose.

Deputado Robinho comemora retorno da Bahia-Minas


Robinho contou que um outro ramal será construído em Itaobim para interligar a região com a cidade de Governador Valadares. Isso fará com que a nova Bahia-Minas fique conectada com o resto do país.

Mapa da futura ferrovia

Mapa da futura ferrovia - imagem divulgação


Ao EM TEMPO, o parlamentar frisou que os recursos serão aportados do fundo de investimento da Vale, no montante de 2.6 bilhões de reais, “manifesto minha alegria, em poder ter participado junto com o ex-deputado estadual João Leite, de várias audiências públicas, a primeira foi em Belo Horizonte, depois em Teixeira de Freitas, Teófilo Otoni, Nanuque, Caravelas e aqui em Salvador. Não posso deixar de falar do prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, grande entusiasta deste movimento ao retorno da ferrovia. A nova estrada vai dar ao Extremo Sul baiano, Nordeste de Minas uma nova perspectiva para novos investimentos e desenvolvimento”, relatou Robinho.