Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Cume da Pedra do Fritz recebe atenção

Equipe de voluntários executou serviços de limpeza de material que causava poluição

Cume da Pedra do Fritz recebe atenção
Por: EM TEMPO
postado em 14 de fevereiro de 2023

Uma equipe de oito voluntários executou no fim de semana (12/02), limpeza do Cume da Pedra do Fritz. A Pedra do Fritz é considerada um importante marco ambiental com grande potencial para o Ecoturismo e o Turismo de aventura, ela fica localizada na divisa entre os estados de Minas Gerais e Bahia. A Pedra do Fritz é o mais alto monólito da região e ponto culminante de Nanuque com 755m de altitude e 400m de desnível da base ao cume. A formação rochosa é um granito muito sólido e aderente, mas ainda com muitas lacas quebradiças e pedras entaladas nas fendas. 

Cume da Pedra do Fritz recebe atenção

Pedra do Fritz, Patrimônio Natural de Nanuque - Imagem divulgação

No alto da pedra, que é um Patrimônio Natural, foram instaladas antenas de rádio amador que com o tempo ficaram abandonadas e com a ação das intempéries acabaram vindo ao chão, comprometendo assim, o visual daquele local, bem como causando poluição e a degradação do meio ambiente. 

Cume da Pedra do Fritz recebe atenção

Gel Pires Nascimento - Voluntária

O grupo saiu de Itamaraju no dia sábado (11) por volta das 13:30 e seguiu em direção ao município de Serra dos Aimorés  - MG, onde encontraram-se com o guia Adailto Nascimento e seguiram em direção à Pedra do Fritz, após uma caminhada de aproximadamente uma hora e meia, conseguiram montar um acampamento no pé da pedra. Às 02:00 da madrugada foi iniciada a subida, um membro do grupo teve alguns contratempos de adaptação ao grau de elevação, mas com o apoio do guia tudo foi superado e a subida ocorreu sem nenhum problema. A chegada ao cume aconteceu ainda de madrugada e segundo os relatos dos participantes eles puderam contemplar um nascer do sol magnifico. 

Cume da Pedra do Fritz recebe atenção

Adailto Nascimento - Guia

Com o dia claro foi iniciado os trabalhos de limpeza, que consistiram em cortar os cabos de aço, desparafusar algumas peças da torre e juntar qualquer material que estivesse espalhado pelo local. O grupo ainda contou com o apoio de dois moradores de Nanuque que chegaram e contribuíram com a ação.

Cume da Pedra do Fritz recebe atenção

Vinicios Borges - Voluntário

 

Com informações de Adailto Nascimento