Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

Carlos Pimenta preside reunião da Saúde no Assembleia Fiscaliza

Entre outros programas, o parlamentar citou o dos Hospitais Regionais

Carlos Pimenta preside reunião da Saúde no Assembleia Fiscaliza
Por: Secom Carlos Pimenta
postado em 05 de julho de 2022

O deputado estadual Carlos Pimenta presidiu na manhã desta terça-feira, 5/7/22, na Comissão de Saúde, reunião do 1º Ciclo do Assembleia Fiscaliza 2022, que ouviu o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, sobre as prestações de contas da Pasta. Os encontros acontecem no Auditório José de Alencar, na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), e engloba a gestão governamental no período de 1º de janeiro a 31 de maio.
 Na condução dos trabalhos, o deputado Carlos Pimenta elogiou a atual gestão do Secretário de Estado de Saúde à frente da Pasta, segundo ele, “trabalho de bons resultados”. Falou do Programa por Resolução da entrega de Vans para o transporte de deficientes físicos, que está sendo um sucesso entre os municípios, “porque eles não contavam com esse tipo de transporte”, pontua.

Entre outros programas, Carlos Pimenta citou o dos Hospitais Regionais. Lembrou das Unidades Básicas de Saúde, UBS, que o governo Zema está focando mais no término das obras, que estavam um terror. “Eram verdadeiros esqueletos do que seria uma unidade. Acredito que o sr não está terminando, na verdade está reiniciando essas construções”, observa.  

 Dentro do tema Saúde Mental, Carlos Pimenta lembra que Minas Gerais criou novos leitos em municípios estratégicos, mas que os recursos que deveriam ser pagos a essas Comunidades Terapêuticas  desde os governos passados, ainda não chegaram e essas comunidades. O TAC, termo de ajuste de conduta foi celebrado em novembro do ano passado e até hoje não foi quitado. Aproveitando a oportunidade, o parlamentar deu entrada a um requerimento para que seja encaminhado à Secretaria de Saúde providências para sanar a dívida do Estado com essas Comunidades. Essas comunidades fazem um trabalho de suma importância
 
 Sobre os Tomógrafos, Carlos Pimenta lembrou que parte dos recursos creditados nas contas dos municípios, sequer foram utilizados até hoje para a aquisição dos equipamentos. “Existe uma disparidade muito grande. Quem recebeu e não comprou e quem não comprou está necessitando, isso tem que ser revisto para que o recurso público seja tratado seja levado na ponta do sistema”, finaliza Pimenta.

Acordo com a Vale é lembrado

Para o presidente da comissão, o titular da SES foi objetivo em mostrar um trabalho de grandes resultados. Contudo, Carlos Pimenta fez considerações acerca do andamento de obras de recuperação em hospitais regionais, com recursos oriundos do acordo firmado pelo Estado com a Vale, por compensação de danos causados pelo rompimento da Barragem de Brumadinho, na RMBH.

Carlos Pimenta afirmou que os primeiros seis hospitais regionais previstos já estão sendo contemplados, gerando expectativa e satisfação em seus municípios, mas que outras unidades ainda estariam no aguardo.

"Há outros seis hospitais ainda, e que não podem ser esquecidos, e esperamos que entrem na pauta de um novo acordo com a Vale que está sendo gestado", reforçou o presidente da comissão. Ele citou em especial dois deles, que ainda estariam em fase de projetos, como os hospitais de Montes Claros (Norte de Minas) e de Nanuque (Mucuri).