Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

ATENDIMENTO DA CAIXA FEDERAL EM NANUQUE É FALHO E DESUMANO

Observação sugere operação tartaruga. Suposta iniciativa, pune a clientela do banco

ATENDIMENTO DA CAIXA FEDERAL EM NANUQUE É FALHO E DESUMANO
Por: EM TEMPO
postado em 11 de fevereiro de 2022

Clientes aguardam o momento para serem atendidos. Fora da agência, os mesmos ficam sujeitos às intempéries do tempo

Inúmeras reclamações chegaram ao jornal Em Tempo sobre a forma de como trabalha a Caixa Econômica Federal. Nosso repórter esteve na agência de Nanuque e constatou a dificuldade de acesso à agência e também às linhas de crédito que a instituição oferece.
Quanto ao acesso à agência, é preciso obter uma senha para o atendimento, o que é perfeitamente normal. Entretanto, o cliente tem de aguardar um longo tempo na calçada do banco sujeitando-o às intempéries do tempo – sol, chuva e um calor insuportável. Já dentro da agência, o atendimento não ocorre no tempo hábil, conforme estabelece a Lei Estadual nº 14.235/2002 que dá um tempo máximo de espera de 15 (quinze) minutos.
O repórter do EM TEMPO fez uma consulta junto à gerência para acessar uma linha de crédito sobre financiamento de veículo pelo Pronampe. A atendente pediu uma lista de documentos. Como ele já havia, sem sucesso, tentado o mesmo financiamento, ele disse à atendente que dois processos já haviam na Caixa para a devida negociação, mas que até aquele momento, o banco não havia analisado o processo – para não recomeçar do zero, preferiu desistir do financiamento. “O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, tem dito que o banco direciona seu atendimento para o pequeno investidor, exercendo sua condição de instituição financeira, voltada para o social. Diz também que o banco entrará como entidade financiadora do agronegócio brasileiro. Com as dificuldades apresentadas, acho difícil que a agência de Nanuque cumpra com as determinações do alto comando. Conheço pessoas que vão à Caixa Econômica Federal de Montanha porque lá tudo se resolve à contento. A agência de Nanuque precisa passar por um processo de reavaliação, já que a cidade é sede de u ma microrregião do Vale do Mucuri”, analisou o repórter.
Segundo nosso repórter, às 15 horas, horário de encerramento, haviam mais de 25 clientes aguardando atendimento, pelo pequeno número de funcionários.
O jornal apurou a existência de moradores de Nanuque que preferem abrir contas em outras cidades, como em Montanha no Espírito Santo, que dispensa melhor atenção ao que procuram aquela agência.
A inclusão da Caixa no agronegócio dificilmente atrairá produtores da região, já que a agência impõe inúmeras dificuldades para se obter uma linha de crédito. Segundo um empresário, sua empresa entregou a documentação por duas vezes para ter acesso a linha de crédito, porém nunca obtivemos respostas, a alegação sempre foi a mesma, mudança de gerente. A superintendência tem que avaliar melhor a necessidade de continuar com as portas abertas em Nanuque, já que as empresas, produtores rurais e pessoas físicas, jamais vão querer pagar para serem mal atendidos.

Na parte interna, o suplício da espera deixa revoltada grande parte do correntistas

Senha de 14:05 foi atendida às 15:43


Nosso repórter obteve a senha emitida às 14:05:23 do dia 11/01/2021 e o atendimento ocorreu às 15:43, atendimento não, a primeira peneirada. “Fui encaminhado para o segundo piso, depois de 10 minutos, mais uma peneirada, tenho que aguardar o gerente, esperamos por mais tempo.
"Essa agência de Nanuque, hoje, não passa de um posto avançado de atendimento, não vejo outra solução, tenho que encerrar nossa conta", disse um cliente.
A Caixa informa que agendou atendimento com o cliente e prestou todos os esclarecimentos a ele e que permanece realizando ações sistêmicas para dar celeridade ao atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade a todos os cidadãos.
Segundo eles, a agência de Nanuque segue rigorosamente as determinações específicas para agências bancárias, elencadas na legislação federal e estadual, com o objetivo de minimizar o risco de contaminação, notadamente, controle de entrada, distanciamento de 1,5 m entre as pessoas e lotação máxima de 50% da capacidade de atendimento da agência.