O deputado estadual Carlos Pimenta expediu um comunicado informando que a Comissão Bipartite do SUS aprovou a implantação dos serviços de hemodiálise da cidade de Nanuque. Uma Comissão Intergestora Bipartite é um espaço intergovernamental, político e técnico onde ocorre planejamento, negociação e implementação de políticas de saúde pública. As decisões se dão por consenso (e não por votação), o que estimula o debate e a negociação entre as partes.
Segundo a Deliberação expedida, Nanuque será equipada com 10 equipamentos de hemodiálise e outros equipamentos acessórios, com funcionamento em 3 turnos e capacidade para atender até 60 pacientes por semana.
A instalação de um centro de hemodiálise no município é uma reivindicação antiga. Por ser cidade polo de uma microrregião, a falta de um centro tem sobrecarregado a cidade de Teófilo Otoni, que já atende um número muito grande de pacientes. “O paciente de Nanuque, Serra dos Aimorés e Carlos Chagas tem que se deslocar até Teófilo Otoni para receber o tratamento. Há casos em que o paciente viaja até 3 vezes para fazer sua hemodiálise. Isso é desumano. Agora essa realidade vai mudar”, comemorou o parlamentar.
Por Salvador Lima