Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

ANASTASIA É ELEITO PARA VAGA NO TCU

Alexandre Silveira assumirá a cadeira no Senado Federal

ANASTASIA É ELEITO PARA VAGA NO TCU
Por: EM TEMPO
postado em 14 de dezembro de 2021

O senador Antônio Anastasia (PSD-MG) obteve 52 votos e escolhido pelo Plenário do Senado para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), na vaga deixada pelo ministro Raimundo Carreiro, que será embaixador do Brasil em Portugal.

Ele concorreu a indicação com a senadora Kátia Abreu (PP-TO), que teve 19 votos e com o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo no Senado, agraciado com apenas 7 votos.

A eleição se deu através do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 1.118/2021, de texto do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e relatoria de Cid Gomes (PDT-CE), onde obteve a definição da indicação. 

O TCU - Tribunal de Contas da União é o órgão responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, segundo a Constituição Federal. Ele auxilia o Congresso Nacional, segundo o artigo 71 da Constituição na apreciação das contas prestadas anualmente pelo presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.”

A reunião que fez parte do “esforço concentrado” anunciado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para a realização de sabatinas de autoridades indicadas para cargos públicos.

A indicação no TCU é tripartite. Por ser um cargo vitalício desperta muito interesse dos parlamentares, as vagas se alternam também entre o Senado, Câmara dos Deputados e o presidente da República em exercício.