Jornal Em Tempo Logo Jornal Em Tempo

ALMG REALIZA AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR, EM NANUQUE, FERROVIA BAHIA-MINAS

Objetivo é fomentar, ainda mais, o desenvolvimento dos vales do Jequitinhonha e Mucuri

ALMG REALIZA AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR, EM NANUQUE, FERROVIA BAHIA-MINAS
Por: EM TEMPO
postado em 10 de junho de 2022

A Comissão Extraordinária Pró-ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais realizou, dia 10, nas dependências da Câmara Municipal de Nanuque, audiência pública com o objetivo de apreciar matéria constante na pauta, receber, discutir e votar proposições da comissão e realizar audiência pública. Nela se discutiu, com a sociedade regional, o projeto para a reconstrução da estrada de ferro Bahia-Minas. 


Presidida pelo deputado estadual João Leite (PSDB), a audiência contou ainda com as presenças do deputado estadual por Minas Gerais, Carlos Pimenta (PDT) e do deputado estadual baiano Carlos Robson Rodrigues da Silva (União Brasil), além da prefeita de Nova Viçosa (BA), Luciana Sousa Machado Rodrigues, do vice-prefeito de Serra dos Aimorés, Luciano Loiola, ao prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa e do representante da MT – Multimodal Caravelas S/A, Fernando Viana Cabral.

ALMG REALIZA AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR, EM NANUQUE, FERROVIA BAHIA-MINAS

Presidente José Osvaldo e o vice-prefeito Luciano Loiola - Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG

Em sua fala, o presidente da Câmara Municipal de Nanuque, José Osvaldo Lima dos Santos, classificou o projeto como de suma importância para fomentar o desenvolvimento regional. Para ele, já há uma demanda muito grande e em fase de crescimento o suficiente para absorver os benefícios que a ferrovia poderá trazer para a economia dos vales do Jequitinhonha e Mucuri.

 

ALMG REALIZA AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR, EM NANUQUE, FERROVIA BAHIA-MINAS
O “Deputado Robinho” lembrou dos tempos em que Nanuque exercia um protagonismo regional. “Nanuque, nos anos 50 e 60, era a cidade mais importante se considerarmos o norte do Espírito Santo e Extremo Sul da Bahia. Com o fim da ferrovia, em 1966, o município caiu no ostracismo e viu morrer todo o futuro de progresso que vislumbrava naquela época. Hoje, nossa economia está fortalecida, com um agronegócio pujante e com indústrias que povoam a região gerando divisas e empregos. A reativação da Bahia-Minas é um projeto que não podemos deixar de focalizar. Tenho comparecido à todas audiências públicas promovidas pela Assembleia mineira e percebi a seriedade com que o assunto tem sido debatido. Acredito imensamente na concretização da obra. Ano que vem a Bahia terá um novo governador e então entraremos firmes na luta para, em parceria com o Governo de Minas, viabilizar a construção da ferrovia. Com a construção da estrada, nossa realidade econômica mudará sistematicamente. Os custos com transporte diminuirão, facilitando, portanto, o desenvolvimento e o barateamento dos preços ministrados por aqui, o que aumentará a competitividade de nossos produtos”, ponderou o parlamentar baiano. O Deputado Robinho lembrou ainda que o Porto de Tubarão já está operando além de sua capacidade e o Governo precisa olhar para esse detalhe e investir no porto de Caravelas cuja infraestrutura pode muito bem atender a demanda regional para escoar a produção transportada pela ferrovia.

 

ALMG REALIZA AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR, EM NANUQUE, FERROVIA BAHIA-MINAS
O jornal EM TEMPO quis saber se o projeto da ferrovia não poderia ser engavetado por governos futuros. Fernando Viana Cabral, diretor da MTC, garantiu que não. “Já se foi gasto mais de R$ 1 milhão na elaboração de projetos. Só vai engavetar se houver muita má vontade do Governo. Basta não atrapalhar que ajudará bastante. Já andamos muito nessa estrada aí para parar neste momento”, disse Cabral.

 

ALMG REALIZA AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR, EM NANUQUE, FERROVIA BAHIA-MINAS

O superintendente de Política Minerária, Energética e Logística da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas (Sede), Pedro Oliveira de Sena Batista, afirmou que o Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais contempla a Ferrovia Bahia-Minas, com um trajeto bastante parecido com o original. 

“Ao todo, serão 411 quilômetros. Somos maiores que a França, temos mais municípios. Minas Gerais é um estado estratégico para o país. E o Plano Estratégico ferroviário tem 60 propostas, agrupadas por áreas temáticas. Acreditamos muito no potencial da retomada das ferrovias no estado”, declarou. 

 

ALMG REALIZA AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR, EM NANUQUE, FERROVIA BAHIA-MINAS


O deputado Carlos Pimenta, autor do Requerimento que possibilitou a Audiência em Nanuque, agradeceu aos presentes e considerou a reunião como histórica. “Espero que a partir desse primeiro passo que estamos dando aqui, se possa ter um trabalho permanente e forte para que esse histórico que estamos vivendo juntos aqui possa continuar. O sistema ferroviário do Brasil com o atual presidente da República e com o atual governador de Minas vai prosperar. A Assembleia de Minas fez o seu papel. Ela tem o poder de vetar ou não os projetos do sistema ferroviário em Minas Gerais. Nós mudamos a Constituição Mineira. O deputado João Leite foi um guerreiro. Ele desafiou tudo e todos para que chegássemos até aqui.
O deputado João Leite ao encerrar a sessão, ressaltou que na Constituição Mineira não havia nada que tratasse do assunto ferrovia. “Fomos nós que trabalhamos para fazer as alterações devidas para poder viabilizar esse projeto de tamanha envergadura. Minas tem vocação para o trem. Minas gosta de trem. Não tínhamos no Governo de Minas Gerais nenhum executivo de ferrovias. Foi criada uma superintendência para tratar do assunto. Estamos bem preparados para tratar a questão das ferrovias. Com o Requerimento do deputado Carlos Pimenta, estamos incluindo o plano de estratégia ferroviário aos 20 pedidos de autorização. São novos pedidos para se construir ferrovias em nosso estado. Nós queremos o trem!”, finalizou o parlamentar.

Por Salvador Lima